Há alguma razão pela qual as adaptações cinematográficas de videogames são tão sofríveis? Talvez a avidez dos estúdios em fazer um sucesso de bilheteria, nivelando por baixo a inteligência do público. Ou será o costume de se usar fórmulas prontas para a criação de “blockbusters instantâneos”? Não vou me alongar, mas fiz uma lista onde escolhi alguns filmes baseados em games que, pelo menos, divertem.

Mortal Kombat (1995)

     Mortal Kombat se destaca pelo clima eficiente de “Sessão da Tarde”, devido ao visual atraente, os personagens esquisitos e as lutas divertidas. Dirigido por Paul W.S. Anderson, o mesmo de “Resident Evil”, o filme conta a história de um antigo torneio onde os melhores de cada Dimensão lutam entre si. O objetivo é obter dez vitórias para vencer a outra dimensão e tomar conta dela. Pelo jeito, isso serve para economizar tanque e bomba.

     Outworld (os vilões) já colecionou nove vitórias em cima da Earthrealm (os mocinhos) e, por isso, Lord Rayden (o chefão da Earthrealm) e seus lutadores tem que ganhar “uminha” para impedir a vitória definitiva de seus adversários. Lord Rayden é interpretado por Christopher Lambert e nessa época ele tinha chegado ao fundo do poço com “Highlander 3″(1994). Ou não, já que em 2000 ele fez “Highlander: A Batalha Final”. O mundo, no entanto, sobreviveu, e agora podemos rir de tudo isso.

Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

     Um vírus se alastrou por uma base militar de pesquisa chamada de “A Colmeia”, transformando os cientistas em zumbis famintos. Uma tropa de elite militar é mandada para debelar a ameaça e fechar de vez a bodega. Lá, encontram Alice (Mila), que, sem memórias do seu passado, ajuda a tropa a arrebentar os mortos vivos. Zumbis de todos os tipos e para todos os gostos são destruídos no processo.

     Como pode se ver, não há nada de mais na história. Para o fã de terror, no entanto, há duas razões para o filme ser visto: Milla Jovovich e zumbis. Zumbis que, aliás, se mostram uma fauna diversa e que são “colocados para dormir o sono eterno” de maneiras variadas, já que o filme se resume a isso durante uma hora e meia (ou um pouco mais). Sem que Mila perca a beleza ou as roupas descoladas.

Terror em Silent Hill (2006)

     Junto com o “Princípe da Pérsia”, talvez seja a melhor adaptação de videogame já feita, embora isso não impressione pessoas que não tem intimidade com o joystick. No entanto, “Terror em Silent Hill” é um horror eficiente de bons efeitos visuais onde alguns dos personagens do game conseguem manter o clima de suspense durante a duração inteira do filme, como o Pyramid Head ou as enfermeiras.

     Em certa medida deu certo, já que houve uma continuação (menos inspirada). A história fala basicamente sobre uma mãe que procura sua filha na cidade assombrada de Silent Hill. À medida que mergulha no local, uma sequência de encontros surreais com personagens pavorosos se segue, em um clima de pesadelo que é o ponto forte do filme, já que a narrativa é confusa e você acaba boiando em algumas partes.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

     Junto com “Terror em Silent Hill”, o “Princípe” defende a cepa dos videogames no mundo do cinema com alguma dignidade, embora não seja nenhuma obra-prima. Apenas um filme divertido e pouco memorável. Mas, não quero malhar demais, acho que os fãs do videogame podem se interessar em ver um filme “live action” que traz à vida os personagens e o contexto do game, despido de todos aqueles gráficos 3D. Mas com muitos efeitos 3D.

     Eis um outro filme que se beneficia bastante da criação de um mundo próprio, um mundo fascinante para dizer a verdade. E eis outro filme que, na hora de desenvolver seus personagens, se torna simplório demais. Um ponto forte, no entanto, é que apesar deles terem envolvido o criador do game, Jordan Mechner, no roteiro, a história se sustenta por si própria e você não precisa ter jogado o game para entender e mergulhar no filme.

     Quer falar sobre algum filme baseado em game que o surpreendeu positivamente? Ou uma adaptação cinematográfica que você odeia? Use os comentários para isso!

 

Anúncios