Charles Edward Anderson Berry morreu ontem em St. Charles, Missouri. Viveu 90 anos de rock n´roll. Sua música ajudou alguns filmes a se tornarem ainda melhores. Eis alguns deles.

Loucuras de Verão (1973)

     “Loucuras de Verão”, de George Lucas, é basicamente um musical onde as músicas ficam tocando ao fundo enquanto os personagens ficam na linha de frente. Como a época retratada é os anos 50, não poderia faltar rock n´roll e Chuck Berry. Duas músicas suas são usadas: “Johnny B. Goode” e “Almost Grown”, esta última sendo bastante adequada para o tema do filme, o do amadurecimento.

Quando os Jovens se Tornam Adultos (1982)

     Mais um filme que se passa nos anos 50, enfocando um grupo de jovens (embora aparentemente não tão jovens quanto os de “Loucuras de Verão”, esses tem “vinte e poucos anos”) em processo de amadurecimento. Talvez o melhor filme de Barry Levinson, que também dirigiu “Rain Man” e “Bom Dia, Vietnã”, entre outros. Os destaques são a narrativa e a atuação de um elenco de jovens promissores (Kevin Bacon, Mickey Rourke, Daniel Stern, Steve Guttenberg e Paul Raiser).

De Volta para o Futuro (1985)

     “De Volta para o Futuro” volta ao Cinelistas, mas com uma boa justificativa. A inserção de “Johnny B. Goode” faz parte do clímax do filme, talvez o melhor momento dessa música no cinema. Não é tocada por Chuck, mas e daí, não? Vale. Ah, só para constar, esse é o terceiro e último filme da lista que se passa a maior parte do tempo nos anos 50.

Pulp Fiction – Tempo de Violência (1995)

     Outra música de Chuck que todo mundo se lembra quando se fala em cinema, “You Never Can Tell” também se destaca – como “Johnny B. Goode” em “De Volta para o Futuro” – não só como música incidental, mas como parte da narrativa do filme. Descrever o filme em cinco linhas é chover no molhado, já que se você der uma “googlada” vão aparecer inúmeras resenhas mais aprofundadas da obra do Tarantino. Só digo que se você não viu o filme, está perdendo.

     Lembra de outros filmes (de preferência bons) que tenham músicas de Chuck Berry? Escreva nos comentários!

Anúncios